sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

VOCÊ PODE AJUDAR GUTO LORENZONI A CONTER OS ALAGAMENTOS NA SERRA

A Serra é uma cidade abençoada em termos de drenagem pluvial. Vitória e Vila Velha, por contarem com vastas áreas planas próximas ao nível do mar, ou mesmo aterros de manguezais e terrenos marítimos sofrem muito mais os efeitos das enchentes. Sem contar os rios Jucu e Santa Maria que desaguam nessas cidades, aumentando ainda mais os riscos dos alagamentos.
Isso não quer dizer que nosso município esteja imune aos efeitos catastróficos das enchentes. A Região de Jacaraípe sofria uma tragédia todos os anos, devido às enchentes do Rio Jacaraípe, invadindo residências e espalhando pânico, doenças e prejuízos. O Prefeito Audifax concentrou todos os esforços possíveis nos serviços de limpeza e macrodrenagem do Rio Jacaraípe. Resolvendo de uma vez por todas esse problema. Hoje os alagamentos estão acontecendo em outros locais, não por falta de um sistema de drenagem, mas pelo comprometimento desse sistema pelos descuidos de alguns moradores. Quando você joga um plástico de embalagem na rua, pensando que aquilo é pequeno demais para causar entupimento da rede de drenagem, você comete um engano. O mesmo acontece quando você joga alguns grãos de arroz no ralo da pia de sua cozinha. Aparentemente nada acontece, mas com o passar do tempo a comida que você joga na pia vai se acumulando e entupindo a tubulação. Chega um tempo que você é obrigado a fazer manutenção na rede de drenagem da sua cozinha. Com as vias públicas não é diferente, o pequeno pedaço de plástico que você jogou, vai se juntar à sacola de supermercado que seu vizinho descartou na rua, à sacola de Elma Chips que seu filho jogou e até aquela embalagem de bombom garoto, que uma moça jogou do carro quando passava na sua rua. A somatória de todo esse lixo causou o alagamento que destruiu seus móveis e trouxe prejuízos à nossa cidade.
O sistema que passa despercebido pelos olhos da população, a rede de drenagem pluvial urbana é fundamental para o bom funcionamento do município, principalmente em períodos com grandes quantidades de chuvas. Minimizar os problemas, como enchentes e deslizamentos de encostas – causados pelo excesso no nível de circulação da água – é a principal função do sistema, que não pode ser obstruído pelo lixo jogado nas ruas.
A rede de drenagem pluvial urbana exige, basicamente, dois tipos de dimensionamento. Um deles é o hidráulico, estudo que indicará qual é o diâmetro dos dutos a serem utilizados. Para calcular essas medidas, precisamos de informações técnicas, resumindo: o diâmetro das tubulações é diretamente proporcional à área de captação da chuva. Ou seja, o tamanho da bacia que concentra a precipitação e a encaminha para determinada rua, a canalização deve ser constituída por tubos de diâmetro capazes de captar toda a água dessa área. Uma variável não entra nesse estudo, a quantidade de lixo que a população descarta nas ruas e terrenos baldios. Os técnicos levam em conta que o lixo é colocado em sacolas adequadas nos pontos de coleta. Mesmo nessas condições corretas acontecem problemas quando, cachorros, gatos cavalos e urubus rasgam as sacolas e espalham lixo pelas ruas.
De qualquer forma você tem responsabilidade pelo o lixo que produz, e não é pouco. Quando colocar no ponto de coleta, certifique-se do dia e horário que o caminhão vai passar. Proteja seu lixo da ação de animais, não permitindo que seja espalhado na rua. Não jogue se quer uma embalagem de bala na rua, não importa o tamanho do lixo, mas a somatória de tudo que entope o sistema de drenagem e causa enchente. Fazendo isso você está ajudando a Secretaria de Serviços a conter os alagamentos, que espalham doenças e prejuízos onde acontecem. Juntos nós vamos vencer as enchentes. O Prefeito Audifax, o Secretário de Serviços Guto Lorenzoni e você estamos construindo uma cidade cada vez melhor. Obrigado por fazer sua parte nesse grande propósito. Um bom fim de semana! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário